terça-feira, 8 de maio de 2012

Poesia


Poesia
Meu Sonho
Parei as águas do meu sonho
para teu rosto se mirar.
Mas só a sombra dos meus olhos
ficou por cima, a procurar...
Os pássaros da madrugada
não têm coragem de cantar,
vendo o meu sonho interminável
e a esperança do meu olhar.
Procurei-te em vão pela terra,
perto do céu, por sobre o mar.
Se não chegas nem pelo sonho,
por que insisto em te imaginar?
Quando vierem fechar meus olhos,
talvez não se deixem fechar.
Talvez pensem que o tempo volta,
e que vens, se o tempo voltar.

Cecília Meireles
Retirada do site: <http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias11-cecilia-meireles.php>

Pequena Biografia:
Cecília Meireles nasceu em 1901 na cidade do Rio de Janeiro três meses após a morte do seu pai. Perdeu a mãe quando tinha apenas três anos, sendo criada pela avó materna. Sempre se relacionou com a leitura, o livro e a escrita. No término do curso primário recebeu do próprio Olavo Bilac, então inspetor escolar do Rio de Janeiro, a medalha de ouro por distinção e louvor em seus estudos. Torna-se professora em 1917, ao se formar no curso da Escola Normal. Seu primeiro livro de versos foi “Espectros”, publicado em 1919. Fundou em 1934 a primeira Biblioteca Infantil. Recebeu o prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras em 1938 e também pela mesma instituição o prêmio “Machado de Assis” post-mortem pelo conjunto da sua obra em 1965. Sua morte foi em 1964 no Rio de Janeiro.
Conheça mais sobre esta autora, leia suas obras. Temos na Biblioteca livros com poesias dela, são eles:
Amor em Leonoreta
Cânticos
Um fio de prosa
Palavras e pétalas
Para gostar de ler - v. 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário